top of page

O Cristão Deve Pagar o Dízimo?

  • ossantosdoaltissimo
  • 28 de mai. de 2018
  • 9 min de leitura

"Com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro" -- Tito 1:11, EP --, muitas religiões distorcem a Palavra de Deus a fim de cobrar o dízimo. Elas usam as passagens de Mateus 17:24-27; 23:23 e Hebreus 7:4, que se encontram nas Escrituras Gregas ou Novo Testamento, na tentativa de usurpar os incautos "cristãos", que pouco ou nada lêem da Santa Escritura.

O CRISTÃO DEVE PAGAR O DÍZIMO?

01) Não obstante a pregação do púlpito de que o Primeiro Testamento – ou as escrituras hebraicas –, não é para os cristãos e sim para os judeus, um número cada vez mais crescente de religiões pentecostais, evangélicas e protestantes, com seus pastores sacripantas, usa o livro de Malaquias 3:8 ("Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas." – Almeida Revista e Corrigida), para cobrar o dízimo dos cristãos. O cristão está sob a obrigação de pagar o dízimo?

A origem do dízimo

02) Quando os israelitas estavam conquistando a terra prometida, todas as tribos receberam por herança ou quinhão, suas terras demarcadas. Apenas a tribo de Levi não recebeu nenhuma herança. Por quê? Porque conforme a Santa Escritura diz: "Javé [“Jahvé”, Versão TEOCRACIA. Obs.: Usamos os caracteres Jahvé entre colchetes, para sempre relembrar que há outra grafia do nome de Deus, YHWH] disse a Aarão: 'Você não receberá nenhuma herança, nem parte na terra. Para você, eu sou a sua parte e a sua herança no meio dos filhos de Israel. Aos filhos de Levi dou como herança todos os dízimos recolhidos em Israel, para pagar os serviços que me prestam na tenda da reunião. Os filhos de Israel nunca mais se aproximarão da tenda da reunião, pois pecariam e morreriam. Os levitas desempenharão as tarefas da tenda da reunião e carregarão o peso da sua responsabilidade. É lei perpetua para seus descendentes, que não receberão herança no meio dos filhos de Israel. Por essa razão, eu dou aos levitas como herança os dízimos que os filhos de Israel reservam para Javé [Jahvé]. Por isso eu lhes disse que não receberão herança no meio dos filhos de Israel.'" – Números 18:20-24; "Foi nessa ocasião que Javé [Jahvé] destacou a tribo de Levi para levar a arca da aliança de Javé [Jahvé] e ficar à disposição de Javé [Jahvé], para servi-lo e abençoar em seu nome, até o dia de hoje. É por isso que Levi não recebeu parte na herança de seus irmãos: a herança dele é Javé [Jahvé], como Javé [Jahvé] seu Deus lhe havia falado." – Deuteronômio 10:8,9, Edição Pastoral. Assim, o pagamento do dízimo tornou-se lei para os israelitas.

É, esta mesma lei imposta aos cristãos pela Santa Escritura?

03) "Com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro" – Tito 1:11, EP –, muitas religiões distorcem a Palavra de Deus afim de cobrar o dízimo. Elas usam as passagens de Mateus 17:24-27; 23:23 e Hebreus 7:4, que se encontram nas Escrituras Gregas ou Novo Testamento, na tentativa de usurpar os incautos "cristãos", que pouco ou nada lêem da Santa Escritura. Veja o que dizem os textos!

04) Mateus 17:24-27:

"E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas e disseram: O vosso mestre não paga as didracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos ou impostos? Dos seus filhos ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti." – Al. "Estáter" é uma moeda de prata, grega, com a qual Jesus e o apóstolo Pedro pagaram o imposto do templo. Equivale a quatro dracmas ou ao tetradracma. Correspondia ao salário de quatro dias de trabalho.

05) Com cuidado, veja que o texto nada diz sobre o dízimo, e sim, sobre tributo do templo. Que tributo? Leia Êxodo 30:13; 2Crônicas 24:8-10; Neemias 10:32. Cristo Jesus não pagou o dízimo, mas o tributo: "para que os não escandalizemos...encontrarás um estáter; toma-o e dá-o por mim e por ti."

06) Mateus 23:23:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas." – Al.

07) Cristo não está ordenando, nessa passagem, que o cristão pague o dízimo, não. Antes, repreende os escribas e fariseus por observarem com tanta rigorosidade a lei do dízimo, imposta apenas aos israelitas, que desconsideram o mais importante da lei de Deus: "O juízo [ou a justiça], a misericórdia e a fé."

08) Hebreus 7:4:

"Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos." – Al. Esse é mais um texto usado pelas religiões dizimistas. Dizem os pastores sacripantas: ‘Até mesmo Abraão pagou o dízimo, vocês também têm de pagar.’

09) O apóstolo Paulo, nosso santo irmão, não está lembrando essa passagem com o objetivo de cobrar o dízimo dos irmãos, não. Nosso irmão Paulo nunca cobrou o dízimo de ninguém, tampouco designa que os cristãos verdadeiros o façam! O que o nosso santo irmão Paulo está fazendo, no capítulo sete de Hebreus, é mostrar a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque em relação ao sacerdócio levítico. Por isso ele diz: "E, para assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimo, pagou dízimos." – Heb. 7:9, Al. O ponto culminante do comentário do nosso irmão Paulo, é sublimar o nosso sumo sacerdote, Cristo Jesus: "Porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo." – Heb. 7:24; "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque." – Heb. 7:17, Al.

10) Os cristãos verdadeiros de hoje têm de imitar o exemplo dos cristãos de Beréia – Atos 17:11 –, para não caírem vítimas das religiões dizimistas. Fazemos bem em lembrar as palavras de nosso santo irmão Pedro que escreveu sobre as falsas religiões – que cobram o dízimo – e que são instrumentos de "lucro sujo" – EP –, às mãos de falsos mestres. Nosso santo irmão adverte:

11) "Houve falsos profetas no povo de Israel, e entre vocês também irão aparecer falsos mestres que trarão heresias perniciosas; negarão o Senhor que os resgatou a atrairão sobre si repentina destruição. Muitos seguirão suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da verdade cairá em descrédito. Levados pelo amor ao dinheiro, procurarão, com palavras enganosas, fazer de vocês objeto de negócios. Mas o julgamento contra eles há muito já começou, e a sua destruição não vai tardar." – 2Pedro 2:1-3, EP. A cobrança do dízimo é uma 'heresia perniciosa' e uma 'doutrina dissoluta'.

12) A religião verdadeira não cobra o dízimo. Faz a vontade de Deus ao acatar a admoestação: "Cuidem do rebanho de [Jahvé] Deus que lhes foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus o quer, não por causa de lucro sujo, mas com generosidade." – 1Pedro 5:2, EP. A religião que impõe o dízimo aos seus membros é um guia cego conduzindo outros cegos ao abismo da danação eterna: "São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão num buraco." – Mat. 15:14, EP.

Como, então, o cristão pode contribuir e ajudar financeiramente a verdadeira religião de Deus?

13) Coleta para os santos

Por volta do ano 48 EC, houve grande fome nas regiões da Judéia e Jerusalém. Nossos santos irmãos estavam passando por uma tragédia devido a fome – Atos 11:28 –, e as igrejas organizaram um donativo voluntário em favor dos santos daquelas religiões. Nosso santo irmão Paulo falou: "Ora, à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que, por cartas, aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém." – 1Coríntios 16:1-3, Al. A "dádiva" é uma "oferta, presente, donativo". Um "donativo" é uma "quantia ou bem que se doa por piedade", e não o dízimo. É assim que deve ser financiada a religião de Jahvé Deus! E não impor o a lei do dízimo aos "cristãos" incautos que não lêem a Santa Escritura.

14) Que nenhuma religião sacripanta tente impor a lei do dízimo ao povo santo que Deus comprou com o sangue do seu próprio filho, Cristo Jesus. Entendemos que "estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito [com um novo entendimento], e não na velhice [no entendimento antigo] da letra." – Romanos 7:6, Al. Nós – "Os Santos Sacerdotes de Jahvé, o Altíssimo" –, que somos "ministros dum novo testamento [novo entendimento], não da letra [entendimento obsoleto], mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica" – 2Cor. 3:6, Al –, não cobramos o dízimo de ninguém. Nós acreditamos que "o fim da lei é Cristo, para que todo aquele que acredita se torne justo." – Romanos 10:4, EP. Contribuir ou fazer um donativo voluntário, sim, pagar o dízimo, não.

15) Tudo o que nosso santo irmão Paulo escreve contra a circuncisão, também serve contra o dízimo, pois ambas as obrigações, fazem parte do "livro da Lei." – Gálatas 3:10, EP. Leia Deuteronômio 14:27; Gênesis 17:9,10 e Levítico 12:2,3.

O que o santo irmão Paulo escreve contra a circuncisão, que também serve contra o dízimo?

16) Escreve o seguinte: "Eu, Paulo, declaro: se vocês se fazem circuncidar, Cristo de nada adiantará para vocês. E a todo homem que se faz circuncidar, eu declaro: agora está obrigado a observar toda a Lei. Vocês que buscam a justiça na Lei se desligaram de Cristo e se separaram da graça." – Gál. 5:2-4, EP. O santo irmão Paulo também escreveu: "Todos aqueles pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." – Gál. 3:10, Al.

17) Sem sombra de dúvida, podemos dizer também: Se vocês pagam o dízimo – pois este faz parte da lei de Moisés –, "Cristo de nada adiantará para vocês." E a todo homem ou mulher que se deixa pagar o dízimo a Bíblia diz: "Agora está obrigado a observar toda a Lei." – Gál. 5:2,3, EP.

18) Qualquer religião que cobra o dízimo e qualquer pessoa que paga o dízimo "se desligaram de Cristo e se separaram da graça." – Gál. 5:4, EP. Qualquer religião e qualquer súdito que praticam o dízimo estão na "letra" e conseqüentemente mortos; "pois a letra [ou a má interpretação da Santa Escritura visando benefícios próprios] mata." – 2Cor. 3:6b, Edição Pastoral. Tanto as religiões dizimistas quanto os seus membros precisam saber que "o Espírito é que dá a vida." Precisam saber que "até hoje, todas as vezes que lêem Moisés, há um véu sobre o coração deles. Somente pela conversão ao Senhor é que o véu cai." – 2Cor. 3:6b,15,16, EP. As religiões dizimistas e seus fiéis precisam se arrepender e entender que a salvação não é alcançada por se observar a lei de Moisés na íntegra ou em parte. A salvação é "dom gratuito de Deus...por Cristo Jesus nosso Senhor." – Rom. 6:33, Al. Não podemos vendê-la ou comprá-la com o dízimo.

19) Nós rogamos a todos os cristãos verdadeiros: Fujam da maldição da "Lei"! Fujam das religiões que cobram o dízimo e o trízimo! (Para saber mais sobre o trízimo, digite a palavra trízimo no google e você verá a ambição religiosa). Cobrar o dízimo ou o trízimo é o mesmo que vender indulgências como o catolicismo faz. Irmãos, "é evidente que ninguém pode tornar-se justo diante de Deus através da Lei, pois o justo viverá da fé." – Gál. 3:11, EP. Fujam das religiões, dos pastores e dos vigários que vendem a salvação por cobrarem o dízimo ou o trízimo! "Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão", por pagarem o dízimo.

* Leia sempre nossos artigos e edifique a sua fé no Reino de Deus.

SE VOCÊ TEM VOCAÇÃO PARA SER SACERDOTE DE JAHVÉ, JUNTE-SE A NÓS!

LOCAL DE NOSSAS REUNIÕES:

R. Jovito Manoel Gonçalves, 114 - Ap. 301, Forquilhas; cep.: 88107-484 - S. José - SC.

DIAS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES: Sábado: 19:30hs - 20:30hs. Domingo: 19:30hs - 20:30hs.

<> Estamos precisando de um local apropriado (uma casa) que sirva como “Templo Teocrático” para expansão de nossas reuniões de estudo, assim como era no primeiro século.

Exemplo: “... e ao Templo Teocrático que se reúne na casa de Filemom.” – Fil. 1:2; “Áquila e Priscila, sua esposa, juntamente com o Templo Teocrático que se reúne na casa deles, saúdam a todos os irmãos que estão unidos com o Senhor.” – 1 Cor. 16:19, VT (Versão TEOCRACIA).

Qualquer pessoa interessada em ceder a sua casa entre em contato conosco: facebook: Os Santos Sacerdotes de Jahvé; ossantosdoaltissimo@hotmail.com.

Dúvidas e comentários sobre os artigos (concordando, discordando ou agradecendo), escreva para: ossantosdoaltissimo@hotmail.com; ou facebook: Os Santos Sacerdotes de Jahvé; veja o site: www.ossantosdoaltissimo.wixsite.com/teocratas.

Na medida do possível responderemos a todos os comentários.

Seus irmãos,

Os Santos Sacerdotes de Jahvé.


Comments


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Flickr Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by The Mountain Man. Proudly created with Wix.com

bottom of page