top of page

As Nações Unidas Conseguirão a Paz?

  • ossantosdoaltissimo
  • 5 de fev. de 2016
  • 4 min de leitura

“Nós, os povos das Nações Unidas, decididos: a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço de uma vida humana, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade; a reafirmar a nossa fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas.”

Apesar do grande objetivo da ONU, expresso em seu preâmbulo, nós, simples mortais, observamos com nossos próprios olhos o fracasso monumental das nações. Por que isso se dá? Temos motivos substanciais para alimentar as nossas esperanças nas nações políticas? Qual será o futuro das nações?

Exercício espiritual:

De acordo com o salmo abaixo, escolha os respectivos versículos que melhor respondem às três perguntas acima. Não deixe de escrever suas respostas.

SALMO

2 Jahvé deve ser adorado e o seu Filho reconhecido

1 As nações políticas se amotinam, e os países conspiram inutilmente. Por quê? 2 Os políticos da terra se insurgem e junto com seus ministros se levantam contra Jahvé e contra o Rei ungido por ele. 3 Os apóstatas vociferam: “Não queremos nenhuma ligação com Jahvé e não queremos nos sujeitar a ele!” 4 Lá do céu Jahvé ironiza e zomba de todos eles. 5 Em seguida a sua ira se ascende e o seu furor os deixa perplexos. 6 Jahvé diz: “Eu mesmo santifiquei aquele que escolhi como Rei para Sião, o meu santo monte!” 7 O Rei santificado responde: “Eu vou divulgar os estatutos de Jahvé, pois ele me diz: ‘Você se tornou meu filho; hoje eu me tornei o seu pai! 8 Me peça, e eu subjugarei as nações em herança para você. O planeta terra inteiro será governado por você. 9 Você aniquilará as nações políticas com o cetro de ferro, quebrando-as como se fossem vasos de barro.’” 10 Atenção, políticos! Escutem, juízes governantes da terra! Sejam sábios e arrependam-se. 11 Adorem Jahvé com temor. Se ajoelhem e tremulem diante do seu trono. 12 Reconheçam o Filho de Deus para que ele não fique irado e destrua vocês com os seus projetos, pois a fúria dele vem depressa. Todos aqueles que buscam refúgio em Jahvé são felizes. – Versão TEOCRACIA.

SE VOCÊ TEM VOCAÇÃO PARA SER MINISTRA(O) DE DEUS, JUNTE-SE A NÓS!

LOCAL DE NOSSAS REUNIÕES:

R. Jovito Manoel Gonçalves, 114 - Ap. 301,

Forquilhas; cep.: 88107-484 - S. José - SC.

DIAS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES:

Sábado: 19:30hs - 20:30hs.

Domingo: 19:30hs - 20:30hs.

Dúvidas e comentários (concordando, discordando ou agradecendo),

escreva para: ossantosdoaltissimo@hotmail.com; veja o site: www.ossantosdoaltissimo.wix.com/teocratas.

Na medida do possível responderemos a todos os comentár

Criação da ONU após a II Guerra Mundial

Publicado por: Tales dos Santos Pinto em Segunda Guerra Mundial3 comentários

A ONU foi criada para evitar a eclosão de novos conflitos como as Guerras Mundiais

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em fevereiro de 1945, na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da Segunda Guerra Mundial. Assinaram inicialmente a Carta das Nações Unidas 50 países, excluindo os que haviam feito parte do Eixo.

A ONU era uma segunda tentativa de criar uma união de nações com o propósito de estabelecer relações amistosas entre os países. A primeira tentativa ocorreu com a formação da Liga das Nações, ao fim da Primeira Guerra Mundial, mas que fracassou em seus objetivos.

A Carta afirmava em seu preâmbulo que “Nós, os povos das Nações Unidas, decididos: a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço de uma vida humana, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade; a reafirmar a nossa fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas”, tendo como primeiro objetivo “Manter a paz e a segurança internacionais e para esse fim: tomar medidas coletivas eficazes para prevenir e afastar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão, ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos, e em conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajustamento ou solução das controvérsias ou situações internacionais que possam levar a uma perturbação da paz”.

A organização se estruturava dessa forma para evitar uma nova deflagração de conflitos mundiais, como as duas Guerras anteriores, criando condições para que isso se efetivasse, superando um objetivo apenas de controle militar e englobando a criação de instâncias responsáveis por garantir os direitos principais dos seres humanos.

Inicialmente foram criados cinco órgãos fundamentais: a Assembleia Geral, composta por todos os países-membros; o Conselho de Segurança, formado por cinco membros permanentes (URSS, EUA, Inglaterra, França e China) e mais dez membros provisórios eleitos pela Assembleia Geral; oSecretariado, presidido pelo Secretário-Geral e com a atribuição de administrar e organizar a instituição; o Conselho Econômico e Social, ao qual estão ligados diversos órgãos, como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OMC (Organização Mundial do Comércio); e a Corte Internacional de Justiça, órgão jurídico da ONU com sede em Haia, na Holanda.

Apesar de sua pretensão de participação igual dos países, a ONU deu um peso maior às potências militares saídas da II Guerra Mundial, principalmente os EUA e a URSS, em virtude de seu papel principal exercido pelo Conselho de Segurança na resolução de conflitos militares.

Ao longo da história, a ONU colecionou ainda uma série de reveses na mediação de desentendimentos entre países, mas, por outro lado, exerceu relevante papel através da Unicef, garantindo uma melhora de vida para parte das crianças que vivem em situação de miséria.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br


 
 
 

Comments


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Flickr Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by The Mountain Man. Proudly created with Wix.com

bottom of page