Os Anabatistas: É Preciso Pertencer a Uma Grande Religião Para Ser Salvo?
- ossantosdoaltissimo
- 3 de jan. de 2016
- 4 min de leitura
“Portanto, onde houver uma associação de duas ou três pessoas considerando o meu nome, com eles eu estou.” – Mat. 18:20, versão TEOCRACIA.
É PRECISO PERTENCER A UMA RELIGIÃO
ORGANIZADA PARA SER SALVO?
Quem não gosta de fazer parte de um banquete em que a família ou amigos unidos saboreiam e se alegram considerando uns aos outros? E aquele futebol saudável que não pode faltar na vida de milhões de pessoas, quem pode recusá-lo? E àquela conversa na praça, relembrando os tempos idos que não voltam mais, ou em volta de uma mesa de dominó, quem pode faltar? E numa feira de fofocas, onde as mulheres conversam daqui, falam dali, sobre a vida de todo o mundo, quem pode faltar a elas?
É inegável! O ser humano nasceu com uma necessidade de convivência mútua que precisa ser alimentada. Apenas "o egoísta se fecha no seu mundo, pois olha apenas para si mesmo, e não considera o bom conselho dos irmãos." -- Pro. 18:1, VT (versão TEOCRACIA). Mas, quando o assunto é religião, é realmente necessário, ou melhor, obrigatório, pertencer a uma para ser salvo? Será que podemos adorar a Deus individualmente?
Alguns textos da Santa Escritura são usados pelas religiões tradicionais ou organizadas, para embasar o ajuntamento de fiéis em seus monumentais edifícios. São eles: Efé. 4:2,3; 1Cor. 1:10; Heb. 10:24,25. Talvez existam outros.
Embora o ajuntamento de membros ou fiéis seja realmente bíblico, pode-se bater o martelo e asseverar que para alguém ser salvo precisa pertencer a um grupo religioso à maneira tradicional?
E aquelas pessoas que confiam apenas na Santa Escritura, estão condenadas por Deus por não seguirem ou fazerem parte de uma grande religião? Elas estão condenadas por Deus se decidem apenas se reunir com seus familiares ou com dois ou três amigos espirituais?
A resposta da Santa Escritura é acalentadora! Se você decidiu seguir a Palavra de Deus sozinho, individualmente, ou com alguém que compartilha o seu pensamento, alegre-se, pois você receberá a recompensa da salvação, sem dúvida, se fizer a vontade de Deus.
Veja o que a Santa Escritura diz sobre a verdadeira adoração a Deus individualizada: “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” – Mat. 6:6, NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Portanto, você pode escolher, se quer adorar a Deus em grupo ou sozinho.
Exemplo de uma mulher que não pertencia à religião israelita, mas que adorava em base individual e que recebeu o favor de Deus:
“Vejam essa verdade: Havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não chovia há três anos e seis meses, e houve uma fome terrível naquela terra. No entanto, Deus não enviou Elias para nenhuma delas. Ele foi enviado a uma viúva estrangeira, em Sarefá, na Sidônia.” – Luc. 4:25,26, VT.
Cristo Jesus fala que o lugar, o prédio ou os edifícios monumentais de uma religião tradicional não devem vir em primeiro lugar na adoração a Deus:
“Jesus respondeu: Acredite em mim, mulher, chegará o momento em que os adoradores de Deus não precisarão estar nem neste monte nem em Jerusalém. Vai chegar o tempo, e já está acontecendo, em que os verdadeiros adoradores adoram Jahvé, o Pai, através do espírito e da verdade. São essas pessoas por quem o Pai se interessa.” – João 4:21,23, versão TEOCRACIA. Não queremos dizer, contudo, que um templo apropriado seja totalmente desnecessário.
O número de membros também não é levado em consideração quando o assunto é a adoração a Deus:
“Portanto, onde houver uma associação de duas ou três pessoas considerando o meu nome, com eles eu estou.” – Mat. 18:20, versão TEOCRACIA.
A religião verdadeira pode ser praticada na casa de uma família, sem que seja imperativo uma organização burocrática:
“Eu Paulo...escrevo a você, Filemom...e à igreja que se reúne na sua casa.” – File. 1:1,2, NTLH.
“Áquila e Prisca, com a igreja que se reúne na casa deles, mandam efusivas saudações no Senhor.” – 1Cor. 16:19, Edição Pastoral.
“Meus cumprimentos a Prisca e Áquila...e [cumprimentai] a congregação que está na casa deles.” – Rom. 16:3,5, Novo Mundo.
Não é forçoso seguir presencialmente uma religião para ser aprovado por Deus. O apóstolo João – o discípulo amado –, que criticou certo adorador de Deus, apenas porque ele não seguia ou se reunia com os apóstolos, foi corrigido por Jesus Cristo da seguinte maneira:
“Em resposta João disse: Líder, nós encontramos um homem expulsando demônios pelo poder do teu nome, mas o criticamos porque ele não se associa conosco. Então Jesus replicou, e respondeu a João e aos discípulos: não o critiquem, pois quem não é opositor de vocês, trabalha com vocês.” – Luc. 9:49,50, versão TEOCRACIA.
Portanto, de modo algum é necessário que você pertença ou siga uma religião para adorar a Deus e ganhar a salvação. Não obstante a necessidade de associação inerente ao ser humano, não é determinante que você siga um grupo de pessoas ou uma religião. Isto é opcional. 'Adore Jahvé Deus através do espírito e da verdade' onde você estiver, mesmo individualmente, e você será salvo.
É imperativo lembrar que, embora a adoração individual, 'através do espírito e da verdade', seja aceita por Deus, nenhum cristão ganhará a salvação se ficar calado: "Com o coração nós temos fé na justiça de Deus; mas para ganharmos a salvação é necessário divulgarmos o Reino de Deus falando com as pessoas." -- Rom. 10:10, versão TEOCRACIA (vT).
SE VOCÊ TEM VOCAÇÃO PARA SER MINISTRA(O) DE DEUS, JUNTE-SE A NÓS!
LOCAL DE NOSSAS REUNIÕES:
R. Jovito Manoel Gonçalves, 114 - Ap. 301,
Forquilhas; cep.: 88107-484 - S. José - SC.
DIAS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES:
Sábado: 19:30hs - 20:30hs.
Domingo: 19:30hs - 20:30hs.
Dúvidas e comentários (concordando, discordando ou agradecendo),
escreva para: ossantosdoaltissimo@hotmail.com; veja o site: www.ossantosdoaltissimo.wix.com/teocratas.
Na medida do possível responderemos a todos os comentários.
Comments